Vamos falar dos açúcares?

O ser humano já nasceu com uma preferência pelo sabor doce, isto porque os nossos antepassados já tinham a intuição de procurar alimentos doces pela sua função energética.

Estes eram vitais numa altura em que os alimentos eram escassos e não se sabia quando seria a próxima refeição. Atualmente, com o aumento da oferta, o consumo de açúcar deixou de ser consumido apenas por motivos de sobrevivência, passando a ser consumido também por prazer.

Existe, assim, cada vez mais uma ingestão excessiva de açúcar adicionado, pois a indústria alimentar passou a introduzi-lo nos alimentos, muitas vezes "escondido'', como nos molhos, cereais e pães. É de conhecimento geral que o consumo excessivo de açúcares está ligado a muitos problemas de saúde como excesso de peso, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e cáries dentárias.

Este tipo de problemas, começam a surgir numa idade bastante tenra, pois a exposição a estes açúcares é cada vez mais precoce. A importância de introduzir mais tarde os alimentos açucarados, nem sempre é fácil nem compreendida pelas gerações mais antigas, em que os bolos, bolachas e sumos eram vistos apenas como um "miminho". Tornou-se muito importante assimilarmos o facto de que o açúcar se tornou um "bicho papão" pois, de facto, está muito mais presente nos nossos alimentos do dia-a-dia.

Cabe-nos a nós mostrar que há alternativas doces e mais saudáveis, que não prejudicam a saúde, mas que devem ser utilizadas em moderação.

Em alternativa, ao consumo de açúcar branco, podemos optar por alimentos naturalmente doces e nutricionalmente mais apelativos.

Falemos, então, das alternativas que achamos ser mais benéficas para cuidar bem de si e ter muita saúde.

  • Tâmaras
    São naturalmente doces, ricas em fibra, magnésio e potássio. Caracterizadas por serem uma fruta energética, estas podem ser usadas em bolachas, bolos, papas, purés, bolas energéticas... São um adoçante natural, sem conservantes e sem aditivos artificiais.
  • Puré de frutas
    As frutas como são naturalmente doces, são uma ótima alternativa ao açúcar adicionado. Banana, pêra e maçã são uma fonte de energia, nutrientes, água e fibra podem ser feitas em purés crua ou cozida. Dão textura a bolos, pães, panquecas e bolachas. Podem ser usados em papas, batidos ou mesmo em iogurtes.
  • Especiarias
    As especiarias para além de terem propriedades anti-inflamatórias e anti-fúngicas apresentam naturalmente um sabor adocicado. Podem ser utilizadas em qualquer tipo de pratos, doces ou salgados. Deixamos aqui alguns exemplos, como a canela e cacau.

Na NATURLUV temos o objetivo de desenvolver produtos naturalmente mais saudáveis, não só por serem sem glúten e vegan, mas principalmente por optarmos pelo uso de ingredientes nutricionalmente mais interessantes. Todos os produtos desenvolvidos são feitos sem açúcares refinados, e usamos sempre opções mais saudáveis e naturais para adoçar os nossos doces, como açúcar de coco, geleia de agave e tâmaras.

Recentemente, criamos uma nova gama de produtos sem adição de açúcar, apenas adoçado com purés de fruta e especiarias. Como exemplo, os nossos muffins de mirtilos, de maçã e nozes com crumble de amêndoas e de banana e pepitas de chocolate de 72% de cacau. Ainda, as barras de chocolate tipo "twix vegan" e barra de chocolate de leite de iogurte de coco e morango.

Temos também, o privilégio e prazer de anunciar, em parceria com a nutricionista Sofia dos Santos Tomás, uma nova linha de produtos de pequeno-almoço saudável, prática e fácil de fazer em casa, brevemente disponível no nosso site. Decerto vão conquistar pela sua riqueza em nutrientes, sabor e versatilidade.

Tags açucares
Cookies americano com pepitas de chocolate de 72% de cacau
...
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização